quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Sol Negro da Dinamarca

Sol Negro

Durante a primavera na Dinamarca, à aproximadamente meia hora antes do pôr do sol, um bando de mais de um milhão de estorninhos malhados (Sturnus vulgaris) se unem vindas de todos os cantos para se encontrar em uma incrível formação. Este fenômeno é chamado de Sol Negro (na Dinamarca), e pode ser testemunhado no início da primavera através dos banhados do oeste daquele país, de março até a metade de abril. Os estorninhos migram, vindas do sul, e passam o dia nos prados, coletando comida e dormindo na vegetação do banhado durante a noite.


Crédito: blog:sórelaxo

A Pororoca

Pororoca


Duas vezes ao ano, entre fevereiro e março, as águas do Oceano Atlântico invadem o rio Amazonas gerando a onda mais longa do mundo. O fenômeno conhecido como Pororoca é causado pelas marés oceânicas que encontram a desembocadura do rio. Essa maré gera ondas de até 3,5m de altura que duram por mais de 30 minutos.

O nome “Pororoca” tem origem na língua Tupi que significa “grande barulho destrutivo”. A onda pode ser ouvida por 30 minutos antes de sua chegada e é tão poderosa que carrega tudo: árvores, moradias locais e todo o tipo de animais.
A onda tem sido popular com os surfistas. Desde 1999 há um campeonato anual em São Domingos do Capim. Porém, surfar na Pororoca é extremamente perigoso, pois a água contém uma grande quantidade de destroços arrancados das margens do rio (comumente árvores inteiras).



Créditos: Blog:sorelaxo

Chuva vermelha na Índia

Chuva vermelha

Entre 27 de julho e 23 de setembro de 2001 esporadicamente caiu, no estado de Kerala, ao sul da Índia, uma chuva vermelha. Pesadas torrentes ocorreram nas quais a chuva tinha cor vermelha, manchando roupas com uma aparência similar à do sangue. Chuvas amarelas, verdes e vermelhas também foram registradas.Inicialmente suspeitava-se que a chuva teria sido colorida por um meteoro hipotético que teria queimado na atmosfera, mas um estudo realizado pelo governo da Índia descobriu que a chuva tinha sido colorida por esporos aereos, carregados pelo vento, de um tipo local e prolífero de alga terrestre. No início de 2006 a chuva colorida de Kerala ganhou atenção mundial depois de que a mídia levantou a conjectura de que a cor teria vindo de células extraterrenas. Essa hipótese foi proposta por Godfrey Louis e Santhosh Kumar da Universidade Mahatma Gandhi, em Kottayam. A origem terrestre do material sólido foi confirmada por uma investigação baseada nas taxas de isótopos de nitrogênio e carbono.



Créditos: blog:sorelaxo

Chuva de peixes em Yoro, Honduras

 Chuva de peixes
A chuva de peixes é comum no folclore de Honduras. Ela ocorre em Yoro entre maio e julho. Testemunhas deste fenômeno dizem que começa com uma nuvem escura no céu seguida por relâmpagos, trovões, fortes ventos e chuva durante duas ou três horas. Quando a chuva para, centenas de peixes vivos são encontrados no chão. As pessoas levam os peixes para casa para consumi-los. Desde 1998 um festival conhecido como “Festival de la Lluvia de Peces” (Festival da Chuva de Peixes) é celebrado todo ano na cidade de Yoro, departamento de Yoro, em Honduras.


Créditos : Fenomenos-Naturais-Raros

Os Relâmpagos de Catacumbo

Relâmpagos de Catacumbo


O misterioso "Relámpago del Catatumbo" é um fenômeno natural único no mundo. Localizado onde o rio Caratumbo desemboca no lago Maracaibo (Venezuela), o fenômeno consiste em relâmpagos de nuvem entre nuvem que forma arcos voltaicos com mais de cinco quilômetros de altura durante 150 dias do ano, 10 horas por noite, 280 vezes por hora.
Essa tempestade quase permanente ocorre sobre os banhados entre o rio e o lago e é considerada o maior gerador de ozônio do planeta, julgando pela intensidade e grande freqüência das descargas. A área sofre aproximadamente 1.176.000 descargas elétricas por ano, com uma intensidade de até 400 mil amperes, visíveis a 400 km de distância. Esta é a razão pela qual a tempestade é conhecida como o “Farol Maracaibo”, pois sua luz é usada há eras por embarcações.A colisão com os ventos provenientes dos Andes causa as tempestades e os relâmpagos, que são o resultado de descargas elétricas através de gases ionizados (metano), criado pela decomposição de matéria orgânica nos banhados. Como o metano é mais leve do que o ar ele sobe até as nuvens, alimentando as tempestades. Alguns ambientalistas locais esperam colocar a área sobre proteção da UNESCO, por ser um fenômeno excepcional e grande fonte regeneradora do ozônio.



Crédito: Wikipédia

Raios Verdes do Sol


Raios Verdes do Sol

O ocaso é uma fonte inesgotável de fenômenos luminosos interessantes, alguns dos quais têm origem no espaço interplanetário, muito além da atmosfera. Muitos outros, porém, são produzidos sob a camada de ar que cobre a superfície da Terra.
Um deles, muito bonito e pouco conhecido, chama-se “raio verde”/”raio azul”: ele aparece como uma fulguração bem no topo da circunferência avermelhada do Sol, nos últimos instantes do ocaso, e dura tipicamente 1 segundo. Pouco mais que um flash de exótica tonalidade esmeralda ou anil.
Por ser tão breve, a luz verde/azul quase sempre passa despercebida ou é atribuída a uma das muitas ilusões de óptica produzidas quando se olha o pôr-do-sol. Mas o raio verde ou azul é real, já foi fotografado e sabe-se que surge em situações especiais. Não há ainda uma explicação bem estabelecida sobre o mecanismo que o gera, mas é possível ter uma idéia das condições favoráveis ao seu aparecimento: os dois fatores dominantes são a limpidez da atmosfera e a distância do observador com relação à linha do horizonte.


Note que é muito perigoso olhar para o Sol diretamente
. Ao por-de-sol, o verde vai aparecer depois que Sol vermelho desaparecer. Ao amanhecer é ao contrário, o azul vem primeiro. O horizonte do mar é o mais indicado às observações.




Créditos: Parazinet

Rosto no Céu (Conjunção: Lua, Júpiter e Vênus)

Rosto No Céu
O fenômeno apresenta um raro alinhamento de Vênus e Júpiter (os dois “olhos”), e a Lua crescente (a “boca”) que juntos formam um rosto na abóboda celeste. Que de acordo com sua passagem muda o “humor” do céu: de alegra para triste, ou inverso.
De tempos em tempos, os dois planetas se aproximam, mas geralmente não ficam tão visíveis por causa da proximidade do Sol.
Depois da própria Lua e do Sol, Vênus e Júpiter são os astros de maior brilho. No céu claro de Brasília via-se dois pontos bem brilhantes, que formavam com a Lua crescente um triângulo.
O próximo sorriso no céu australiano só em 2036…


Créditos : Parazinet


El Niño

El Niño

Os fenómenos El Niño são alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN (Oscilação Sul-El Niño, ver abaixo). Seu papel no aquecimento e arrefecimento global é uma área de intensa pesquisa, ainda sem um consenso.
O El Niño foi originalmente reconhecido por pescadores da costa oeste da América do Sul, observando baixas capturas, à ocorrência de temperaturas mais altas que o normal no mar, normalmente no fim do ano – daí a designação, que significa “O Menino”, referindo-se ao “Menino Jesus”, relacionado com o Natal.
Durante um ano “normal”, ou seja, sem a existência do fenômeno El Niño, os ventos alísios sopram no sentido oeste através do Oceano Pacífico tropical, originando um excesso de água no Pacífico ocidental, de tal modo que a superfície do mar é cerca de meio metro mais alta nas costas da Indonésia que no Equador. Isto provoca a ressurgência de águas profundas, mais frias e carregadas de nutrientes na costa ocidental da América do Sul, que alimentam o ecossistema marinho, promovendo imensas populações de peixes – a pescaria de anchoveta no Chile e Peru já foi a maior do mundo, com uma captura superior a 12 milhões de toneladas por ano. Estes peixes, por sua vez, também servem de sustento aos pássaros marinhos abundantes, cujas fezes depositadas em terra, o guano, servem de matéria prima para a indústria de fertilizantes.
Quando acontece um El Niño, que ocorre irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos, com uma média de 3 a 4 anos, os ventos sopram com menos força em todo o centro do Oceano Pacífico, resultando numa diminuição da ressurgência de águas profundas e na acumulação de água mais quente que o normal na costa oeste da América do Sul e, consequentemente, na diminuição da produtividade primária e das populações de peixe.
Outra consequência de um El Niño é a alteração do clima em todo o Pacífico equatorial: as massas de ar quentes e úmidas acompanham a água mais quente, provocando chuvas excepcionais na costa oeste da América do Sul e secas na Indonésia e Austrália. Pensa-se que este fenômeno é acompanhado pela deslocação de massas de ar a nível global, provocando alterações do clima em todo o mundo. Por exemplo, durante um ano com El Niño, o inverno é mais quente que a média nos estados centrais dos Estados Unidos, enquanto que nos do sul há mais chuva; por outro lado, os estados do noroeste do Pacífico (Oregon, Washington, Colúmbia Britânica) têm um inverno mais seco. Os verões excepcionalmente quentes na Europa e as secas em África parecem estar igualmente relacionadas com o aparecimento do El Niño.
La Niña é o fenômeno inverso, caracterizado por temperaturas anormalmente frias, também no fim do ano, na região equatorial do Oceano Pacifico, muitas vezes (mas não sempre) seguindo-se a um El Niño. Também já foi denominado como “El Viejo” (“O Velho”, ou seja, a antítese do “menino”) ou ainda o “Anti-El Niño”.
Efeitos Do El Niño No Brasil
  • Região Norte e Nordeste: Diminuição de chuvas causando secas, se agrava a situação no Sertão nordestino e aumentam as chances de incêndios florestais na Amazônia;
  • Região Sudeste: Aumento da temperatura média.
  • Região Sul: Aumento da temperatura média e da precipitação, principalmente na primavera e no período entre Maio e Julho.



Créditos: Wikpédia

Estrelas Polares

Estrela Polar
Estrela Polar tem esse nome porque é a única que permanece sempre fixa no firmamento num ponto coincidente com a projeção do eixo da terra, na realidade a Estrela polar faz parte de uma série de outras estrelas de magnitude moderada, que devido a precessão do equinócio, periodicamente intercalam de lugar nesse ponto e que, por apresentar-se sempre fixa no correr dos anos, é natural ser utilizada como referencial na orientação dos seres vivos sobre a superfície terrestre. Nesse sentido entende-se que as Estrelas Polares podem referir-se tanto à Estrela do Norte como à Estrela do Sul, embora a expressão seja usualmente utilizada para referir-se à Polar da constelação Ursa Menor, que é atualmente a única estrela brilhante que coincide num desses pontos.


Créditos: Wikipédia

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Autoestima .

 Autoestima

Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.
Para os fins de pesquisa empírica, a autoestima é tipicamente avaliada por um questionário de autoavaliação que produz um resultado quantitativo. A validade e confiabilidade do questionário são estabelecidos antes do uso.

 Dicas Se Como Levantar Sua Autoestima !
  • Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.
  • Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.
  • Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã. 
  • De maneira suave, você pode sacudir o mundo. 
Observação :
 * Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia...
 

* Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nescendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar sua presença.

* Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas.

* Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros.


...Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez...



 Créditos: wikpédia e pensador uol.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Crepúsculo ... O Sol Da Meia Noite ...

Crepúsculo 
É um fenômeno que ocorre perto do pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra, em relação ao plano de sua órbita, faz com que o Sol incida quase perpendicularmente sobre os pólos. E ele demora três meses para se mover para uma posição que não seja vista na ponta gelada do planeta. A passagem para o dia ou para a noite polar se "normaliza" nos equinócios - quando a duração das horas de sol é igual em toda a Terra.



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Maré vermelha

Marés Vermelhas 
As Marés Vermelhas são formadas pelo súbito aumento do fluxo de algas de cor única, que podem converter uma parte da água em uma cor vermelha sangue. Embora fenômenos desta natureza sejam relativamente inofensivos, alguns podem causar a morte de peixes, aves e mamíferos marinhos. Em alguns casos, até mesmo os seres humanos poderão ser afetados, embora a exposição humana não seja conhecida como fatal.


Buracos Azuis

\o/ Buracos Azuis \o/
Os buracos azuis são gigantescos abismos subaquáticos, que levam este nome pela tonalidade de azul que apresentam quando vistos do alto. Normalmente possuem centenas de metros de profundidade e têm ambiente desfavorável para a vida marinha, já que a circulação de água é ruim. Curiosamente, nas profundezas de alguns destes “buracos” foram encontrados restos fósseis excelentemente preservados.


Créditos : recebiporemail.com.br

Colunas De Basalto.

"Colunas De Basalto"
Este fenômeno ocorre com o esfriamento de um fluxo de lava espessa, formando uma malha geométrica com notável regularidade. Um dos famosos exemplos é o Giant’s Causeway, na costa da Irlanda, embora a maior e mais conhecida seja Devil’s Tower, em Wyoming (USA).

                                            

   

Pedras Que Se Movem ...

... Pedras que se movem ...
Até hoje ninguém conseguiu explicar por que, misteriosamente, pedras de centenas de quilos deslocam-se do seu ponto de origem pelo deserto de Death Valley. Alguns pesquisadores atribuem tal fenômeno aos fortes ventos e superfície gelada, mas esta teoria não explica, no entanto, por que as pedras se movem lado a lado, em ritmo e direções diferentes. Além disso, cálculos físicos não apóiam plenamente esta teoria.


_ Como Comportar-se Em Sala De Aula _

              Como comportar-se em sala de aula :
Como todos sabem que esse blog é feito em sala de aula,em uma determinada escola, estou aqui mais uma vez a mando do professor, fugindo do assunto e falando pra vocês como comportar-se corretamente em uma sala de aulas.

O que deve-se fazer :
  • Sentar-se corretamente.
  • Não conversar.
  • Respeitar os professores e seus colegas.
  • Não jogar papel no chão.
  • Não falar palavrão.
  • Não intrometer-se nas conversas alheias. 
O que não se deve fazer :
  • Gritar.
  • Conversas.
  • Discutir.
  • Falar palavras em vão.
Aluno comportado aprende mais,
sabe mais... Ganha mais !


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas De Segurança Na Internet

Dicas De Segurança Na Intetnet
Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter. É para ajudá-lo a lidar com isso que esse blog apresenta a seguir dicas importantes para você manter sua segurança na internet e em seu computador.
Dicas :
  • Saia de sua conta usando Logut, Sair ou algo equivalente !
  • Crie senhas dificeis de serem descobertas !
  • Mude a sua senha periodicamente ! 
  • Use navegadores atuais ! 
  • Tenha cuidado com downloads !
  • Tenha cudado com e-mails falsos
  • Evite sites de conteúdu duvidoso !
  • Cudado com anexos de e-mail !
  • Atualize seu antivirus !
  • Atualize seu sistema operacional !
  • Não responda a ameaças, provocaçoes ou intimidaçoes !
  • Mantenha ciudado ao fazer cadastros ... !
E o mais importante ! :
  • Não revele informações sobre você como : endereço, telefone...
Em fim ...
Temos que nos proteger no mundo virtual, pois podemos nos comprometer a vária situações se não tomarmos cuidado, siga as dicas e navegue em segurança !
 
Créditos : infowestwr.com  
 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

! Vulcão !


! Vulcão !
Vulcão é uma abertura na crosta terrestre, de formato montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas. 
Quando um vulcão entra em erupção (em atividade) pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, gerando uma ameaça para as populações que moram próximas. 
Principais vulcões do mundo :
·                     Etna - Sisília
·                     Monte Fugi - Japão 
·                     Kilauea - Havai 
·                     Krakatoa - Indonésia 
·                     Monte Pinatubo - Filipinas
·                     Vesúvio - Itália 
·                     El Chichon - México 



Créditos: planetaterra2010.wordpress.com





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ventos !

=> Ventos <=
O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.
Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.
Em regiões mais altas, como no alto de montanhas por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.
O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).


Créditos: planetaterra2010.wordpress.com

As Tsunamis

° Tsunami °
 As tsunamis são ondas gigantes com grande concentração de energia, que podem ocorrer nos oceanos. Elas são provocadas por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos.
Estes terremotos marítimos, conhecidos como maremotos, deslocam uma grande quantidade de energia formando uma ou mais ondas (tsunamis) que podem atingir as costas dos oceanos, podendo provocar catástrofes.
Atualmente, vários países possuem equipamentos capazes de identificar a formação e propagação de tsunamis. Com dados destes tipos, os governos podem adotar planos para deslocar populações de áreas de risco, que possam ser atingidas por estas ondas gigantes.


Créditos: planetaterra2010.wordpress.com

Terremotos

# Terremoto #
 Também conhecido como sismo, o terremoto é um fenômeno geológico caracterizado por uma forte e rápida vibração da superfície terrestre.
Um terremoto pode ter como causa o choque entre placas tectônicas subterrâneas, a erupção de vulcão ou deslocamento de gases no interior do planeta Terra (situação mais rara). Num terremoto ocorrem aberturas de falhas na superfície terrestre e deslizamentos de terras. Quando ocorrem no mar, podem provocar tsunamis (ondas marítimas gigantes).
Um terremoto libera uma quantidade muito grande de energia, podendo provocar estragos e muita destruição quando atingem regiões habitadas.
De acordo com sua intensidade (magnitude sísmica) podem ser classificados através da Escala Richter (de 0 a 9). Quanto mais alto o grau, mais forte é o terremoto. Terremotos que atingem grau 7 ou mais, com epicentro próximo à superfície terrestre, podem provocar danos catastróficos.
O Brasil não está localizado em região favorável a ocorrências de terremotos, pois não há vulcões em atividade em nosso território e não estamos sob placas tectônicas. Mesmo assim, ocorrem terremotos de baixa intensidade (de 1 a 3 graus na Escala Richter), provocados, principalmente, pela acomodação de terra no subsolo.
A área do conhecimento que identifica e analisa os terremotos é chamada de sismologia.


Créditos: planetaterra2010.wordpress.com 

Maremotos

* Maremoto* 
 O maremoto é uma espécie de terremoto que ocorre na superfície da terra coberta pelas águas de mares e oceanos.
O maremoto pode ser provocado por um deslocamento de placas tectônicas ou outro tipo de abalo sísmico. A energia liberada neste abalo sísmico forma ondas gigantes (até 30 metros) e até tsunamis.
Os maremotos são extremamente perigosos para embarcações em função da alta agitação que ocorre nas águas dos mares ou oceanos afetados. Também podem provocar destruição em cidades litorâneas situadas próximas ao epicentro do abalo sísmico.


Furacão


Furacão !
 A palavra “furacão” tem origem entre os maias (povo que habitava a América Central antes da chegada dos conquistadores espanhóis, no final do século XV). De acordo com a mitologia maia, Huracan era o deus responsável pelas tempestades. Os espanhóis absorveram a palavra, transformando-a no que ela é hoje.
O que são ?
Os furacões são fenômenos climáticos (ciclones) caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão. Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. São eles os responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas.
São classificados numa escala de 1 a 5 de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson. Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes.
Quando ganham muita força, transformam-se em catástrofes naturais, podendo destruir cidades inteiras. Há casos em que os ventos podem ultrapassar 200 km/h. Eles percorrem determinados caminhos, carregando casas, automóveis e quase tudo que encontram pela frente. Existem estações meteorológicas que monitoram constantemente este tipo de fenômeno climático, avisando a população local em caso de evidências de desastre.
Relação das áreas de maior incidência:
- Oceano Pacífico Norte Ocidental
- Oceano Pacífico Norte Oriental
- Oceano Pacífico Ocidental Sul- Oceano Índico Norte
- Oceano Índico sudeste
- Oceano Índico sudoeste
- Bacia Atlântico norte (região do Golfo do México).




Ciclones

Ciclone                        
Ciclone é um fenômeno atmosférico em que os ventos giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão. No hemisfério sul, o vento gira em sentido horário e no norte, no sentido anti-horário.
Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades). Estas precipitações ocorrem, pois o ar quente se eleva, formando assim as nuvens.
Os ciclones formam-se, geralmente, em regiões de clima tropical e equatorial, em áreas do oceano com águas quentes.
Quando um ciclone nasce e se desenvolve no Oceano Atlântico ele é chamado de furacão. 
Quando o ciclone é formado sobre as águas do Oceano Pacífico, então é chamado de tufão.


  

Créditos: www.planetaterra2010.wordpress.com

sábado, 13 de agosto de 2011

Efeito Estufa : Herói ou Vilão ?


- Efeito estufa -
 Na grande maioria das abordagens sobre o aquecimento global o efeito estufa aparece como o grande vilão da história.
Mas até que ponto isso é verdade?
De modo geral, o efeito estufa pode ser entendido como a retenção de parte da radiação emitida pelo sol por gases presentes na atmosfera, principalmente dióxido de carbono (CO ), metano (CH ), ozônio troposférico (O ), oxido de nitrogênio (N2O) e clorofluorcarbonetos (CFCs). A conseqüência desse processo é que o calor da Terra fica retido e não é liberado para o espaço tornando-se maior  do que seria na ausência desses gases. Na verdade, a grande parcela da radiação solar nem chega a atingir a superfície terrestre, sendo absorvida pela atmosfera ou refletida para o espaço. Este fenômeno é importante no sentido que garante a manutenção da temperatura média do planeta, funcionando como um regulador térmico. Sem o efeito estufa, a vida na forma como conhecemos não seria possível, pois os dias seriam extremamente quentes e as noites seriam insuportavelmente frias, uma vez que toda a radiação que atingisse a superfície da Terra seria refletida de volta ao espaço. Dentro desse contexto, o efeito estufa assume um papel importantíssimo para a manutenção da vida na Terra.
 O problema começa a ficar sério quando a concentração desses gases começa a se elevar, provocando, ao invés da manutenção da temperatura, o seu aumento, causando imensos prejuízos aos ecossistemas, bem como às formas de vida associadas.

                                                                

Créditos : Youtube e Correio Ciência . 

Plagio... Fugindo um pouco do assunto !

Plagio
Muitos blogueiros, acabam cometendo plágio, as vezes por desconhecimento ou ignorância, por acreditarem que ao copiar um conteúdo alheio, só pelo fato de tê-lo encontrado na internet, acham que tudo é livre, que é permitido, e que não haverá punições.
Mas não é bem assim que a coisa funciona, existe uma Lei que garante os direitos autorais.
Pois bem... Muitas pessoa que lerem isso pensarão - "vim saber mais um pouco sobre fenômenos da natureza e encontro isso." - não é bem assim... Plagio tem haver com qualquer assunto, pois qualquer coisa que postamos utilizando "Ctrl+C e Ctrl+V"... É plagio !

Sendo mais direta...

Oque é plagio ?
plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica,fotografia, obra audiovisual , etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Como evitar ?
* Ao utilizar parte de um conteúdo de os créditos,
* Respeite os termos de uso dos Templates, 
* Se quer homenagear alguém faça-o de forma correta...
                       E O MAIS IMPORTANTE :
* Não assuma a autoria do que não é seu !

Obs: Plágio é errado e dependendo como praticado pode ser prejudicial tanto pra quem comete e pra quem o praticante copiou seus textos,músicas,imagens...etc...
Dica: Não pratique plagio. Você gostaria que alguém copiasse algo que é seu e dizer que é dele ? Pois é, outras pessoas também não gostam !

                          Créditos :
www.blogosferalegal.com
www.wikpédia.org