segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eclipses

Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da lua, acontece um eclipse solar.


                                                             Eclipse Lunar 
O eclipse Lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a lua penetra, totalmente ou parcialmente no cone de sombra projetado pela terra, em geral, sendo visível a olho nu.
Isso ocorre sempre que o sol, a terra e a lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos celestiais. Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem lua cheia e passagem dela pelos seu nodo orbital ( um dos dois pontos onde uma órbita cruza em plano de referencia , do qual se encontra inclinado ) e esse último evento também é responsável pelo tipo de duração do eclipse. 





Eclipse Solar
Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômenos de alinhamentos que ocorre quando a lua se interpõe entre a Terra e o sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta do cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário