terça-feira, 26 de julho de 2011

Arco - Íris

O arco - íris é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu aspecto contínuo quando o sol brilha sobre as gotas de chuva.


Arco-Íris (normal) : O arco-íris não existe realmente como em um local do céu, mas é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador. Estas gotas são percebidas como o arco-íris para aquele observador. Sua posição é sempre na direção oposta do sol com relação ao observador, e o interior é uma imagem aumentada do sol, que aparece ligeiramente menos brilhante que o exterior.



Arco - Íris de fogo : Este raro fenômeno só ocorre quando há participação do sol e das nuvens. Cristais dentro das nuvens refratam a luz em várias ondas do espectro, fazendo surgir cores entre as nuvens. Devido a raridade com que este evento acontece, existem poucas fotos.


          

Nuvens Mammatus

Aparentemente assustadoras, as nuvens Mammatus também são mensageiras de tempestades e outros eventos meteorológicos extremos. Normalmente compostas de gelo elas podem estender por centenas de km em vários sentidos e formações, permanecendo visíveis e estáticas entre 10 min e uma hora.
Embora pareçam portadoras de más notícias, elas são apenas mensageiras, aparecendo antes e/ou depois de uma grande mudança meteorológica.


Círculos de Gelo

Enquanto muitos acreditem que estes círculos perfeitos sejam obras de alguma teoria da conspiração, os cientistas geralmente aceitam que eles são formados por turbilhões de água que giram em um considerável pedaço de gelo, em um movimento circular.
Como resultado desta rotação, outros pedaços de gelos e objetos gerados pelo desgaste uniformes nas bordas de gelo vão lentamente formando um circulo.

                    
                               

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Glória da Manhã

Glória da manhã é um raro tipo de nuvem que pode se estender por até mil km de comprimento. São vistas em poucos lugares como na Austrália durante a primavera. Os cientistas ainda não estão certos sobre como essas longas nuvens cilíndricas se formam, mas acreditam que o choque entre correntes de ar marítimas geram o fenômeno. Estas nuvens podem se mover a mais de sessenta km por hora.  



Chuvas

Chuva, um dos fenômenos mais conhecidos.É um fenômeno que consiste na precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a  superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se quando ainda estão a cair, num fenômeno que ainda recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos ou locais de ar seco. 


Embora as pessoas não gostem das chuvas, elas são fundamentais para o nosso planeta, pois contribuem para o desenvolvimento das diversas formas de vida. 


                       A chuva é um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma :
1. A água, quando é aquecida, evapora e se transforma em vapor,
2. Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir,
3. Formam-se as nuvens carregadas do vapor de água,
4. Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massa de ar fria,condensa-se o vapor,que novamente vira água,
5. Como é pesada não consegue sustentar-se no ar, e acaba caindo em forma de chuva.


Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.



Eclipses

Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da lua, acontece um eclipse solar.


                                                             Eclipse Lunar 
O eclipse Lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a lua penetra, totalmente ou parcialmente no cone de sombra projetado pela terra, em geral, sendo visível a olho nu.
Isso ocorre sempre que o sol, a terra e a lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos celestiais. Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem lua cheia e passagem dela pelos seu nodo orbital ( um dos dois pontos onde uma órbita cruza em plano de referencia , do qual se encontra inclinado ) e esse último evento também é responsável pelo tipo de duração do eclipse. 





Eclipse Solar
Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômenos de alinhamentos que ocorre quando a lua se interpõe entre a Terra e o sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta do cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta.


domingo, 17 de julho de 2011

Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno natural composto de um brilho observado nos céus noturnos das regiões polares ( Alasca ). 
Ocorre devido a decorrência do impacto de partículas do vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizada no campo magnético terrestre.
O nome Aurora Boreal, foi dado por Galileu Galilei em 1619 em referencia a Deusa romana do amanhecer (Aurora) e ao seu filho, representante dos ventos nortes ( Bóreas ).
Parece-se com um brilho com vários feixes de luzes no sentido horizontal que se alteram constantemente, a cor da Aurora varia por diversos fatores, mas normalmente é da cor verde e é um dos Fenômenos Naturais mais lindos que os olhos humanos já tiveram o privilégio de ver !