quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aquecimento Global... Fenômeno Natural ou Interferência Antrópica ?

Aquecimento Global

O objetivo deste ensaio é discutir como o aquecimento global tem sido abordado, principalmente, em reportagens veiculadas em TV aberta, documentários e no cinema. Quais são as principais causas responsáveis pelo fenômeno e até que ponto a interferência antrópica influencia o clima do planeta.

*A maioria das reportagens tem um discurso apocalíptico,parecendo que o mundo em um piscar de olhos vai acabar.
Mudanças climáticas bruscas podem mesmo acontecer em um futuro próximo ou trata-se apenas de exageros dos diretores de cinema "FOX" quem em seus filmes passam essa mensagem ? A resposta a estas perguntas é provavelmente sim.  
Alley (2004) argumenta que não precisamos temer uma era glacial completa nas próximas décadas, mas mudanças climáticas repentinas já ocorreram antes  e podem ocorrer novamente. Na verdade, elas provavelmente sejam inevitáveis.  

*Antes de descrever a amplitude do problema é preciso perguntar em que momento o ser humano passou a interferir realmente no clima do planeta, e até que o ponto esta influencia interfere diretamente na natureza. 

*Trabalhos recentes sugerem uma hipótese ousada em que práticas agrícolas iniciadas por nossos ancestrais há cerca de 8 mil anos disparam o aquecimento global milhares de anos antes de começarmos a queimar fósseis e andar de automóveis.

*Portanto, planejar o futuro é condição fundamental para a preservação da qualidade de vida do planeta Terra. Mudanças climáticas já estão sendo observadas.
O problema não é se vai ou não acontecer, mas sim quando. Nossos antepassados sobreviveram ao último período glacial. Será que nós sobreviveremos ao próximo ? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário